sábado, 7 de março de 2009

DE NOVO… A REGIONALIZAÇÃO.

DE NOVO… A REGIONALIZAÇÃO.

Como já disse anteriormente, votei favoravelmente à REGIONALIZAÇÃO no referendo de 1998, ou seja, manifestei então o meu apoio a esta reorganização administrativa do País e hoje mantenho exactamente a mesma opinião, para combater o centralismo vigente. Disse-o no local próprio, no Congresso de Guimarães.

Aproveito este espaço para louvar a Distrital do PSD Porto, na pessoa do seu Presidente, por adoptar também esta temática como uma causa sua, uma causa do nosso Distrito. Entendo que, de facto, o caminho do PSD tem de passar por discutir internamente esta questão, até encontrar a solução ou a proposta mais adequada para apresentar aos Portugueses. Agora, também entendo que não resta outra alternativa, esta também tem que ser uma causa do nosso Partido a nível Nacional.

Disse em artigo que escrevi anteriormente sobre esta temática (consultar blog: http://psdnucleoparedescidade.blogspot.com), que o Eng. Sócrates traria este assunto à discussão oportunamente e que o utilizaria como arma de arremesso político contra o PSD e, já agora, como forma de fazer esquecer os assuntos “quentes” que estão na ordem do dia (Ex. caso Freeport).
Dito e feito. Ainda no âmbito da campanha interna para as directas do PS, em Évora, o candidato José Sócrates (único, por sinal!) tirou este “coelho” da cartola, ou seja, abriu então oficialmente e politicamente a discussão sobre a questão da REGIONALIZAÇÃO, ao assumir que esta faria parte do seu próximo programa de governo. Mais, assumiu também que ele próprio e o PS defenderão as 5 regiões-plano, como o modelo ideal. E ainda que o assunto deverá voltar a ser referendado na próxima legislatura (2009/2013).

Confirmou-se isto mesmo no congresso do PS do último fim-de-semana. Um evento que serviu na perfeição para idolatrar o líder, onde se procurou enviar uma mensagem de chantagem ao eleitorado que, segundo o PS, deverá escolher entre a renovação da maioria ou o caos. Um congresso com direito a apagão e tudo, um apagão político (já que o idolatrado líder não falou aos jornalistas, deviam ser os tais da “campanha negra”) e eléctrico. E, lá está. Na moção apresentada pelo líder aparece a questão da REGIONALIZAÇÃO como assunto para a próxima legislatura. Várias foram as intervenções que atribuíram a classificação de prioritária a esta questão, chegando a levantar a possibilidade de um novo referendo já para 2010.
Eu avisei. Mas que raio de mania de querer ter razão. Então não é que no artigo que escrevi, e publicado neste jornal em 13 de Novembro, eu disse que este era assunto para a próxima legislatura? Cá está. Previsível, mas não parece preocupante.


Centrando agora esta matéria na dimensão Concelhia, parece-me que o PSD Paredes deveria seguir o exemplo da Distrital e assumir este processo também como prioritário para si.
O NÚCLEO PAREDES CIDADE já iniciou o seu trabalho oportunamente. Nas II JORNADAS DO PODER LOCAL, em formato de acção de formação, debateu esta questão e as conclusões da iniciativa foram:
1. O processo é irreversível e,
2. Quanto mais tarde o mesmo for instituído, mais o País tem a perder;

Não é por acaso, que dos 4 convidados destas Jornadas (em representação do BE, do PS e, naturalmente, do PSD), todos consideraram importante a implementação deste processo de reorganização administrativa, tão cedo quanto possível.
Bem hajam e até breve,
O Presidente da CPN Paredes Cidade do PSD
José Henriques Soares
..........................................................................................................
Sexta-feira, 06 de Março de 2009
In Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: