sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PARA JÁ, CHEGA … DE ELEIÇÕES!

PARA JÁ, CHEGA … DE ELEIÇÕES!

Fechou-se o ciclo. Depois das eleições Europeias e das Legislativas, decorreu no passado Domingo o acto eleitoral referente às eleições Autárquicas.
Quanto às Europeias, o PSD havia saído claramente reforçado na sua moral interna. Venceu as eleições e trouxe à ribalta um nome que pode muito bem vir a ser o futuro líder do partido, refiro-me, claro, ao Dr. Paulo Rangel.
No que diz respeito às Legislativas, o cenário foi muito diferente. Nestas, o nosso PSD foi talvez o grande derrotado da noite. Com uma percentagem de votos a roçar um dos piores momentos eleitorais do nosso partido, os pouco mais de 29% levaram a que saíssemos claramente “chamuscados” do acto eleitoral e a nossa líder bastante enfraquecida (tal como disse em artigo anterior, foram muitos os “tiros nos pés” que o PSD deu).
Falemos então das Autárquicas. Aqui o PSD também não se saiu bem. Apesar de continuar a liderar a ANMP (Associação Nacional de Municípios) e por isso deter a Presidência da maior parte das Câmaras Municipais, valha a verdade que perdemos quase duas dezenas de municípios. Claramente que não é um bom resultado a nível nacional.
No Distrito do Porto e no Vale do Sousa, o PSD esteve bem, na minha perspectiva. Com votações muito boas no Porto e em Vila Nova de Gaia, especialmente aqui, e, no Vale do Sousa, com vitórias expressivas em Paredes e Penafiel (aqui em coligação com o CDS) e uma vitória em Paços de Ferreira, embora mais difícil, do que o esperado. De salientar ainda nesta região, a derrota de Paulo Teixeira e o PSD em Castelo de Paiva, mas, acima de tudo, de salientar a grande vitória do PSD em Felgueiras, embora em coligação com o CDS, afastando Fátima Felgueiras da Presidência. Pelo menos aqui a “justiça” funcionou.

POR CÁ…!

Com disse, em Paredes o PSD obteve um resultado muito bom, com um acréscimo expressivo de votos e a respectiva eleição de mais um vereador.
Toda a oposição saiu derrotada deste acto eleitoral em Paredes. O CDS perdeu o único vereador que detinha no executivo municipal e não correspondeu às expectativas geradas pelo “excelente” resultado obtido nas legislativas. O PS é também perdedor, embora tivesse mantido a sua representação no executivo (3 vereadores). A aposta que fez nestas eleições com intervenção directa de muitos nomes nacionais do partido na campanha eleitoral de Paredes e com o investimento feito na mesma, o resultado ficou aquém daquilo que esperariam. Note-se que o PS obteve menos cerca de 1000 votos do que nas autárquicas de 2005 (quando o candidato foi Ilídio Meireles) e o espectro eleitoral era mais alargado (mais eleitores).
E quando é assim, há que dar o mérito a quem o tem e por isso, o PSD por um lado e o reeleito Presidente da Câmara Celso Ferreira por outro, estão de parabéns, pelo que lhe desejo muito sucesso para o mandato que agora vai ser iniciado.

Bem ajam e até breve,

José Henriques Soares
Presidente do Núcleo Paredes Cidade do PSD
.....................................................................................................................................................................
Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009
in Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: