sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A BEM DA DEMOCRACIA…!

A BEM DA DEMOCRACIA…!

Passado o período eleitoral e validados os resultados obtidos nas urnas por quem de direito, entramos na fase dos actos que designamos por “tomadas de posse”, ou seja, aqueles momentos em que os vencedores assumem formalmente as suas funções. É a altura em que os novos executivos, das Juntas de Freguesia, das Câmaras Municipais e do próprio Governo, assumem a responsabilidade da gestão das suas Freguesias, dos seus Municípios e da Nação, para os próximos quatro anos (esperemos que assim seja), ou não, pelo menos no que diz respeito ao Governo do País.
Ficou uma vez mais provado que, as maiorias absolutas, podem ser um bom modo de governo e que transmite alguma estabilidade ao processo político e de governação, de um País ou de um Concelho, qualquer que ele seja. Mas isto só será assim, se o respectivo governo e líder, praticar os princípios da democracia e de respeito para com todos os outros.
No caso do governo do País, ficou provado que o seu líder não teve essas qualidades. De facto, nos últimos quatro anos, as demonstrações de prepotência, daquilo que popularmente designamos por práticas do “quero, posso e mando”, foram tantas, que houve momentos em que nos questionamos se viveríamos ou não num País democrático há mais de trinta anos. Não foi por acaso que assistimos a momentos de grande contestação social, como há muito não se via.
A BEM DA DEMOCRACIA, foi muito importante o sinal que o eleitorado deu ao não renovar a maioria absoluta ao Eng. Sócrates. Este factor muito importante, irá obrigá-lo a manter a “pele de cordeiro” nos próximos quatro anos ou até onde lhe for possível! Obrigá-lo-á a procurar permanentemente acordos à esquerda e à direita, constituindo-se assim um quadro de negociação e diálogo permanente, visando viabilizar as suas políticas, mas com as naturais cedências à oposição. Isto é coisa que o anterior primeiro-ministro nunca faria e nunca o soube fazer, mas é coisa que o novo primeiro-ministro terá que fazer e saber fazer.
Como os meus amigos sabem, foi hoje, dia 26 de Outubro que o novo governo tomou posse. Nos próximos anos (não sabemos se serão os quatro anos da legislatura), será certamente muito mais interessante do que o foi até agora, assistir por exemplo aos debates na Assembleia da República entre governo e oposição, onde CDS/PP e BE estão claramente reforçados na sua representação parlamentar. Veremos por quantos anos o primeiro-ministro deste País vai conseguir “vestir este facto” que não é à medida dele.

O NOSSO PSD…!
Por aqui parece que vingou o bom-senso. Não era certamente solução, como alguns apregoaram, metermo-nos a toda a pressa num novo processo eleitoral e descurar a discussão do Orçamento de Estado para 2010, que tão importante será para todos nós neste novo figurino, tal como referi atrás.
Assim sendo, julgo que deixar passar este momento de debate do orçamento e depois voltar a reunir o Conselho Nacional do PSD para decidir quando se farão as novas directas, parece uma solução mais oportuna.
Diria para finalizar, que quem vier, que venha por bem, que haja um vencedor e que este consiga alavancar finalmente o PSD para o futuro e colocá-lo novamente na órbita do poder.

Bem ajam e até breve,

José Henriques Soares
Presidente do Núcleo Paredes Cidade do PSD
.....................................................................................................................................................................
Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009
in Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: