sexta-feira, 18 de setembro de 2009

SOCIEDADE PORTUGUESA: PARA ONDE CAMINHAS…?

SOCIEDADE PORTUGUESA: PARA ONDE CAMINHAS…?


Eduardo Cintra Torres, crítico de televisão, dizia recentemente num semanário de expressão nacional que “…o governo está a tentar fazer de Portugal uma pseudo-democracia como a Rússia de Putin ou a Venezuela de Hugo Chávez. Fizeram censura de tipo fascista ao noticiário mais crítico contra o poder político…”.
Num artigo que escrevi neste jornal no início do passado mês de Julho (que pode ser consultado em: psdnpcnaimprensa.blogspot.com) que intitulei então de “DO PAÍS DE SÓCRATES AO PAÍS DE CHÁVEZ: QUE DIFERENÇAS?”, entre outros assuntos abordei a questão da vontade e interesse que este governo e o seu primeiro-ministro tinham em “arrumar” com o Jornal Nacional da TVI das sextas e da sua apresentadora Manuela Moura Guedes.
Há data, esta intenção era para ser consumada através da intervenção da PT, que adquiriria a posição da PRISA (empresa espanhola da área da comunicação) na Média Capital e que assim controla a TVI. Contudo e face às inúmeras reacções e acusações ao governo sobre esta tentativa de intervenção indirecta e pouco democrática, este recuou, dizendo que tudo não passava de uma mentira e que era mais uma cabala contra o Eng. Sócrates. Só faltava dizer, que o governo e o seu líder eram admiradores deste noticiário e da sua apresentadora e que lhes desejavam muito sucesso no futuro. Brincalhões!
Ora, cerca de dois meses depois, foi o que se viu. Não sendo possível fazê-lo internamente, os tentáculos estenderam-se até Madrid e, na véspera de o dito jornal reiniciar as suas emissões, o telefone tocou em Carnaxide. Chegou a ordem vinda expressamente da capital espanhola: Não. E, de facto, o Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes não foi para o ar.
Muitos foram aqueles que vieram a terreiro defender o governo e dizer que isto era mais uma maquinação para prejudicar o partido do governo nas eleições que se aproximam. Estes são aqueles que gostam de brincar com os cidadãos, senão vejamos. O Jornal Nacional esteve perto de dois meses sem ir para o ar. Começou a ser noticiada a sua reentrada na grelha de programação para a primeira sexta-feira de Setembro, dia 4. Nesta fase, os “coveiros” do jornal só tinham 2 opções: ou nem sequer se iniciava a nova edição deste jornal ou então, depois de iniciado, ainda era muito pior suspendê-lo, isto era politicamente impraticável. A escolha óbvia foi a primeira, não havia nada a fazer.
O Jornal SOL desse fatídico dia 4 de Setembro (quase que era o nosso 11 de Setembro) dizia que “…José Sócrates mostra estar em grande forma …” e mais à frente dizia que “…o animal feroz transformou-se, pois, em fera amansada.”.
E de facto é verdade, este é o melhor de José Sócrates (que podia muito bem ser Chávez), disfarçado e ao seu melhor. Que os Portugueses lhe dêem a vitória no próximo dia 27 de Setembro e todos verão o regresso do “animal feroz” mas já muito pouco ou nada amansado.
Quantos “animais ferozes” com pele mansa haverão hoje em dia por esse País fora, que depois de 11 de Outubro assumirão a sua verdadeira faceta no pleno uso do poder atribuído pelo veredicto popular?


Bem hajam e até breve,

O Presidente da CPN Paredes Cidade do PSD

José Henriques Soares
.....................................................................................................................................................................
Sexta-feira, 18 de Setembro de 2009
in Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: