sábado, 27 de junho de 2009

OS NOVOS (SERÁ…?) POLÍTICOS!

OS NOVOS (SERÁ…?) POLÍTICOS!

Ainda estamos no rescaldo das eleições Europeias e já temos um novo Primeiro-Ministro e um novo Governo, mesmo sem eleições legislativas.
Foi esta a decisão mais importante que, para o Partido Socialista, resultou da derrota eleitoral. O Sr. Eng. Sócrates juntou o seu governo numa reunião da comissão política nacional do seu Partido, onde terão discutido o resultado das eleições e as consequências que advêm para o governo socialista e decidiram assumir novos comportamentos e novos modos de estar. Vestiram todos eles uma roupagem nova, nomeadamente o líder, que passou para uma vestimenta mais soft, mais cool, mais tipo batam-me numa face que eu dou a outra e portanto, vamos deixar de ter um Primeiro-Ministro arrogante, prepotente, tipo quero, posso e mando. Vamos vê-lo a elogiar professores, funcionários públicos, médicos, desempregados, arrumadores de carros, enfim, etc., etc.
O Partido Socialista passou a ter um novo porta-voz, ou seja, o problema não foi das políticas do governo, mas sim do Dr. Vitalino Canas que não soube explicar ao País as políticas que o Sr. Eng. Sócrates foi definindo. Então, a solução é mudar o rosto do porta-voz porque com isso as políticas passarão a ter sucesso? Eu não acredito nisso, acho que o problema é mesmo das políticas do PS.

O ENDIVIDAMENTO EXTERNO!

Esta é uma das situações críticas que qualquer porta-voz não conseguirá nunca explicar ao País. Durante os 35 anos de Democracia que já levamos, a nossa Dívida Pública oscilou sempre entre os 50% e os 60% do PIB, pontualmente um pouco mais. Importa dizer que a União Europeia aconselha os Países que a integram a não ultrapassarem a meta dos 60% de endividamento. Segundo o que li no JN, a estimativa para 2009 é que Portugal atinja os 68% e em 2010 atinja os 75%.
De todos os itens macroeconómicos de análise da economia de um Pais, na minha perspectiva, o item Dívida Pública é o mais complicado e aquele que será mais difícil de recuperar. Conjugados com este, todos os outros indiciam uma crise profunda na economia portuguesa. Sendo assim, não há roupagem nova, não há novo porta-voz que resolva os problemas. Diria que não há “cor-de-rosa” que resolva o problema.

POR CÁ…!

A pré-campanha eleitoral está em marcha. Depois da apresentação do Dr. Celso Ferreira como candidato do PSD à Câmara Municipal de Paredes e de estar praticamente concluída a apresentação dos candidatos sociais-democratas às Juntas de Freguesia, vamos ter a apresentação oficial do candidato do PS. Eu diria que pela amostra, vamos ter uma campanha eleitoral “quentinha” como se costuma dizer. Eu espero que todos nós tenhamos a capacidade de manter o bom senso e a serenidade adequada ao que está em causa. Não gostaria de ver novamente usada a vida pessoal para os ataques políticos e muito menos o “ouvi dizer que…”.

Bem hajam e até breve,

O Presidente da CPN Paredes Cidade do PSD

José Henriques Soares
..............................................................................................................................................................................................
Sexta-feira, 26 de Junho de 2009
In Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: