sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FINALMENTE…!

FINALMENTE…!

Era minha intenção terminar hoje a ligação ao jornal Verdadeiro Olhar, enquanto cronista de opinião, onde quinzenalmente escrevo na secção “Olhar (Im)parcial” sobre os mais diversos assuntos do nosso dia-a-dia.
Foi uma ligação de mais de um ano que me deu uma particular satisfação, porque ao longo deste período pude explanar algumas opiniões e considerações, bem como dar a minha visão futura de assuntos do nosso “caderno diário”, enquanto Presidente da Comissão Política do Núcleo Paredes Cidade.
Por isso e nessa condição anterior, quero deixar um agradecimento muito sincero ao jornal, na pessoa do seu director, que então e pessoalmente, me endereçou o convite. Mas como é óbvio, tendo o mesmo sido feito enquanto Presidente do Núcleo, hoje não o sendo por via da suspensão dos meus direitos de militância, entendo que devo terminar essa ligação e naquela condição por imperativos éticos político-partidários.
Não foi um ano fácil. Diria que, quer o País, quer o nosso PSD (sim, porque ainda é e será sempre o meu partido, por muito que isso custe a alguns, felizmente não muitos), não saíram reforçados, ou melhor dizendo, não saíram credibilizados dessas eleições.
Vejamos o exemplo do PSD Paredes. Aquando da criação dos núcleos, o então Presidente da Concelhia do PSD, Celso Ferreira, disse publicamente que o partido tinha a obrigação de ser grato a quem de facto trabalhasse e apresentasse resultados da sua gestão. Não restam dúvidas a ninguém, que o Núcleo Paredes Cidade do PSD por mim presidido até há cerca de 15 dias, fez trabalho, muito e bem feito. Foi um trabalho de base feito junto dos simpatizantes e cidadãos em geral, procurando cativá-los para a causa social-democrata, tendo conseguido durante este período perto de 400 novos militantes, todos eles propostos por mim. Foi também um trabalho de cidadania, ao nível da formação, do desporto e da informação em geral. Foi um trabalho que procurava dimensionar o PSD ao nível que o mesmo merece no Concelho e transformar esta estrutura, de facto, numa das maiores da distrital do Porto do PSD. O trabalho feito não foi em meu benefício próprio ou de alguém em especial, mas sim em benefício do PSD Paredes.
Ora, a gratidão do partido, na pessoa do seu ex. Presidente, foi denunciar ao Conselho de Jurisdição Distrital, factos manipulados e manifestamente falsos, relativos à minha pessoa, num claro impulso de impedir a minha candidatura aos actos eleitorais que se avizinhavam.
Importa aqui registar, que este militante é o mesmo que, há cerca de 5 anos, fomentou uma “rebelião” no PSD Paredes, promovendo diversos actos públicos que culminou com a organização de um jantar público, que curiosamente decorreu no Hotel Zé do Telhado, onde este apresentou formalmente a sua candidatura independente à Câmara Municipal de Paredes, contra a lista do PSD, aí sim, contra tudo o que são Estatutos, Regulamentos e directrizes do Partido. Creio que não houve na altura qualquer denúncia contra o mesmo, ou intenção disso. Hoje, este sente-se no direito de o fazer aos outros.
Mas, a intervenção social não se esgota no PSD. Esgota-se sim, no que concerne à militância político-partidária, porque jamais o serei noutro qualquer partido e porque as minhas raízes são sociais-democratas e disso não abdico. Mas o trabalho de cidadania tem outras fontes por onde pode jorrar e, com mais ou menos dificuldades, esse trabalho vai continuar, em nome do PSD ou em nome dos cidadãos, alguém decidirá.
Permito-me aqui, antes de finalizar, fazer uma pequena correcção à última edição do VO. Ficava bem ao jornal corrigir aquilo que foi um erro seu. Para que se saiba, o José Henriques Soares não perdeu qualquer votação, simplesmente porque não foi a votos. Dizê-lo daquela forma não me atinge a mim, mas tenta minimizar o valor de uma equipa e de um cabeça de lista, que no acto eleitoral do passado dia 14, valorizaram a democracia interna do partido, apesar das inúmeras ilegalidades que ali se cometeram. Mas estes actos “honram” quem os cometeu.
FINALMENTE e terminada esta minha relação com o Verdadeiro Olhar, enquanto Presidente do Núcleo e vinculando de alguma forma essa estrutura, a convite do mesmo, manterei de hoje em diante a participação, mas a título pessoal e vinculando-me a mim próprio e só, nas opiniões que vier a apresentar.

Fiquem bem e até breve,

José Henriques Soares
(jhenriques1964@gmail.com)

.....................................................................................................................................................................
Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009

in Olhar (Im)parcial / O Verdadeiro Olhar

Sem comentários: